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O sistema de ônibus da cidade é regulado e fiscalizado pela SMTR - Secretaria Municipal de Transportes. A organização do sistema de transporte público incluiu uma inédita licitação das linhas de ônibus em 2010, colocando fim à forma caótica como eram operadas desde a década de 1960. Hoje, a cidade tem regras claras e as 493 linhas de ônibus regulares e 170 serviços (total até junho de 2016) passaram a atender o que determina a SMTR.

Apesar das recentes evoluções, boa parte da frota ainda deixa muito a desejar quanto a manutenção e qualidade do serviço, com exceção dos serviços do BRT, uma modalidade ainda recente na cidade.

Com a reestruturação promovida pela SMTR nos últimos anos, a criação do VLT, as mudanças promovidas pelo Porto Maravilha e outras iniciativas, principalmente ligadas as Olimpíadas, o sistema de ônibus ganhou algumas divisões. Entenda as siglas e os sistemas.


BRS - Bus Rapid Service

Em nome da boa convivência dos ônibus com o trânsito, e para assegurar que o transporte público seja eficiente para os usuários, a prefeitura implantou faixas preferenciais em vias de grande movimento da cidade, o sistema BRS (Bus Rapid Service). Pelos BRSs só podem trafegar coletivos, táxis tripulados e transporte escolar, em determinados horários. Com as novas regras, os ônibus não podem mais trafegar no lado esquerdo das pistas, o que torna o trânsito mais organizado para todos.

Ao todo, a cidade possui 17 faixas BRS, sendo 6 na Zona Sul, 4 no Centro e 7 na Zona Norte. Para organizar as paradas em pontos e melhorar o fluxo de veículos nessas vias, as linhas de ônibus foram agrupadas em até cinco categorias (BRS1, BRS2, BRS3, BRS4 e BRS5) e distribuídas pelos pontos da via. Os ônibus, agora, ficam menos tempo nos pontos e circulam com mais facilidade, o que torna o transporte mais ágil, melhorando também a fluidez do trânsito.

O BRS diminui o tempo de deslocamento de ônibus em até 30% mesmo nos horários de pico, o que reforça a estratégia municipal de priorizar o transporte público.


Como funciona o BRS

Os ônibus que circulam nas faixas do BRS são ônibus comuns. O embarque é feito pela porta dianteira, o pagamento pode ser feito em dinheiro diretamente ao motorista ou cobrador ou RioCard (vale-transporte ou bilhete único). E o desembarque pela porta traseira. Tanto o embarque quanto o desembarque são feitos em pontos pré-determinados e sinalizados. Alguns com uma estrutura simples, como uma cobertura, outros simplesmente com a sinalização.

Para obter informações a respeito dos ônibus que podem ser usados para se deslocar na cidade, consulte o site VÁDEÔNIBUS (www.vadeonibus.com.br), informe seu local origem e o destino desejado. O site informará as linhas de ônibus que devem ser usadas.


BRT - Bus Rapid Transport

O BRT vem da sigla em inglês Bus Rapid Transport, que significa Transporte Rápido por Ônibus. Na prática, representa um transporte articulado que trafega em corredor exclusivo e, por isso, é uma alternativa mais rápida de viagem para os passageiros. O sistema foi dividido em 4 corredores expressos:

  • Transoeste (Barra - Santa Cruz)
  • Transcarioca (Barra - Galeão)
  • Transolímpica (Barra - Deodoro)
  • Transbrasil (Deodoro - Centro)

Um pouco diferente do BRS que usa faixa demarcada nas principais avenidas, os corredores do BRT são faixas integralmente exclusivas para os ônibus expressos, que podem manter uma boa circulação mesmo em horários de congestionamento. Os BRTs são uma solução genuinamente brasileira, criado em Curitiba, no Paraná, e rapidamente adotado por cidades do mundo que buscaram expandir com rapidez seus sistemas de transporte de alta capacidade, como Bogotá, Pequim e Johanesburgo. O BRT tem entre suas vantagens prazo e custo menores de implantação em relação ao metrô, e mais agilidade para ampliação e adaptação dos sistemas.

Outra diferença fica por conta do sistema de embarque e desembarque, feito em estações próprias e climatizadas. Os ônibus também são mais confortáveis, oferecem mais lugares, tem 100% de acessibilidade e tem toda a frota climatizada, um item muito importante numa cidade com clima tão quente.

Detalhes dos corredores expressos:

  • Transoeste - este foi o primeiro corredor expresso em operação na cidade do Rio de Janeiro. Sua primeira fase, inaugurada em 2012, tem 52 km, 57 estações e liga o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, a Santa Cruz e Campo Grande. Sua operação já trouxe benefícios para milhões de usuários, com a redução do tempo de viagem quase pela metade. O Transoeste já está integrado com o corredor Transcarioca e com estações do Metrô Rio e da SuperVia. Futuramente, haverá a conexão também com o BRT Transolímpica. A segunda fase do BRT, que vai do Jardim Oceânico ao Terminal Alvorada, ambos na Barra da Tijuca interliga a Linha 4 do Metrô Rio ao sistema do BRT. Com esta fase o corredor passa a ter 58 km de extensão e 62 estações, além de três terminais.
  • Transcarioca - inaugurado em 2014, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil, o corredor expresso Transcarioca liga o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Um trajeto total de 39 km, que reduz o tempo original de viagem em 60%. Ao longo do percurso são 47 estações e cinco terminais, beneficiando mais de 230 mil passageiros com a interligação de 27 bairros: Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Cidade de Deus, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Cascadura, Engenheiro Leal, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Irajá, Vila da Penha, Vila Kosmos, Brás de Pina, Penha Circular, Penha, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Complexo do Alemão, Maré, Fundão e Galeão.
  • Transolímpica - Em fase de conclusão.
  • Transbrasil - Em fase de conclusão.

Um outro diferencial do BRT são as Linhas Alimentadoras, um complemento do eixo do BRT, fazendo o trajeto entre pontos de bairros periféricos, onde o corredor expresso não chega, e as estações BRT. São ônibus comuns, equipados com ar-condicionado e com o mesmo padrão de cores do BRT.

Planeje sua viagem no BRT com a ajuda do site www.brtrio.com.


Como funciona o BRT

O embarque e desembarque é feito nas estações do BRT. O pagamento é feito através de bilhetagem eletrônica com uso de cartões adquiridos nas bilheterias das estações. Na bilheteria é fornecido o cartão com o valor da carga solicitada pelo cliente. Se não houver bilheteiro, os seguranças fornecem o cartão zerado para recarga nas ATM (máquinas automáticas).

Fontes: www.brtrio.com e www.rio.rj.gov.br


Mapas das estações

Mapa das estaçõs - BRT

Fontes: www.brtrio.com e www.rio.rj.gov.br

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