A trilha inicia-se dentro do Parque Lage, passa pelos trilhos do Trem do Corcovado e termina na estrada restrita de acesso ao Corcovado, onde os aventureiros poderão apreciar a estátua do Cristo Redentor.
A trilha, assim como o Parque Lage e o Corcovado, é parte do Setor “Serra da Carioca” da Floresta da Tijuca. Seu grau de dificuldade é considerado difícil, principalmente devido ao último trecho que é o mais íngreme do percurso, portanto não é recomendada a crianças abaixo dos 10 anos e pessoas que não tenham o hábito de fazer trilhas. O percurso pode variar de 2:30 a 4:00 horas dependendo do grupo e das condições físicas de cada um.
O acesso a trilha é pelos fundos do Parque Lage, ao lado de uma pequena casa de pedra onde ficam os guardas que fazem o controle da entrada de visitantes. Para chegar a este ponto siga a estrada de paralelepípedo que passa à esquerda do Solar Lage, o imponente palacete do parque. Ao longo do caminho existem algumas sinalizações como placas e marcações de tinta nas pedras, fique atento.
A trilha começa suave e cruza um riacho por três vezes, tenha cuidado no primeiro cruzamento, que pode estar bem escorregadio dependendo das condições do tempo nos dias anteriores. Após o último cruzamento com o riacho, o trecho torna-se consideravelmente íngreme e o esforço aumenta. Pouco depois da metade do caminho você encontrará uma grande rocha por onde deverá subir com o auxílio de correntes presas a ela. Cuidado com possíveis escorregões, principalmente se estive úmida. Logo após está a Estrada de Ferro por onde passa o Trem do Corcovado, portanto fique atento e evite permanecer sobre a linha ou próximo a ela.
Não é permitido prosseguir pelos trilhos. Normalmente há guardas que ficam num trecho logo à frente e proíbem a passagem.
Prossiga pela trilha do outro lado dos trilhos e logo chegará a Estrada do Corcovado, de acesso restrito a pedestres, ciclistas e as Vans Oficiais do Parque Nacional da Tijuca que levam os turistas até o Cristo Redentor. Tenha cuidado nessa estrada e ande somente pelo canto da pista! As vans sobem e descem em grande velocidade e a todo instante.
Chegando a base do Cristo Redentor, você pode comprar um ingresso especial e mais barato que as outras modalidades, já que não inclui o transporte. Procure os funcionários uniformizados do Parque ou dirija-se as catracas para mais informações.
Para voltar, você pode optar pelo mesmo caminho da trilha, ou pegar uma das vans até a base das Paineiras e de lá outra condução. Ou pode comprar o ticket para descer pelo Trem do Corcovado.
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.