É até difícil acreditar, mas o Rio ainda tem 5 praias praticamente selvagens. A Praia do Inferno é uma delas.
São quase 200 metros de praia, cercada por pedras, situada dentro de duas Unidades de Conservação, o Parque Estadual da Pedra Branca e Parque Natural Municipal do Grumari.
O acesso pode ser feito a pé, por trilha, ou por barcos partindo da Praia do Canto.
A trilha mais conhecida começa em Barra de Guaratiba, zona oeste da cidade, mais precisamente na Rua Parlon Siqueira, que sequer aparece no Google Maps, a rua mais próxima disponível no sistema de mapas do Google é a Estrada da Barra de Guaratiba onde mapeamos o exato ponto onde começa a Rua Parlon Siqueira. Entrando nessa rua, bem íngreme no começo, siga até quase o final (altura do tradicional Bar do Zequinha) onde se encontra a entrada da trilha. Caso tenha dúvidas pergunte a qualquer morador local, que, com certeza, terá prazer em informar. Através desta trilha, esta praia é a última.
Existe uma outra trilha que começa em Grumari, mas é pouco definida e pouco utilizada, o que acaba ocasionando o fechamento de alguns trechos pela própria natureza. Saiba mais sobre essas e outras trilhas no site Caminhos do Rio.
Por sua localização e para sua preservação a praia tem algumas particularidades:
A praia tem ótimas ondas para o surf e apresenta certa correnteza, principalmente em determinados períodos do ano, portanto cuidado, principalmente porque não existe posto de salvamento.
Apesar de PROIBIDO, é também um local muito procurado para o camping selvagem, portanto não espere encontrar uma praia totalmente deserta. Apesar de toda a dificuldade no acesso, várias pessoas procuram essas praias em feriados prolongados e na alta temporada.
Por sua natureza quase "selvagem" a praia não oferece nenhuma infraestrutura, portanto os pontos negativos apontados aqui podem ser vistos positivamente por quem curte a natureza no seu estado mais puro.
Boa para o banho (o INEA - Instituto Estadual do Ambiente não faz testes nesta praia, mas por se tratar de área de preservação ambiental, portanto livre do despejo de esgotos e afins, esta praia é considerada própria para o banho)
As opções de estacionamento disponíveis no local onde começa a trilha são as seguintes:
Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.
Atenção: Fique atento aos locais permitidos ao estacionamento. No verão, principalmente, a fiscalização é constante e conta com operações para multar e rebocar carros parados irregularmente. Cariocas amam suas praias mas não costumam chegar muito cedo, portanto quanto mais cedo, mais fácil conseguir uma vaga para estacionar e o seu lugar ao sol (literalmente).
O acesso a praia pode ser feito somente a pé, para o acesso mais próximo ao início da trilha, na Praia de Guaratiba, as seguintes opções estão disponíveis: