Terça a Domingo de 7:00h às 18:00h
Gratuita
1 hora
Não
Religião: Católica

Fundada em 1914, seu estilo gótico com seus arcos floreiros externos e internos faz dessa imponente igreja uma das mais belas igrejas do Rio de Janeiro.

Sua Torre esguia chama atenção de longe. Seus sinos ressoam por uma longa distância. Pelo portão principal adentramos à igreja Salette. Suas escadarias externas em granito rústico nos conduzem em buscar a direção do céu. Seu Arco externo com a imagem de Nossa Senhora da Salette olhando aos céus nos conduz ao alto. Ao entrar pela porta principal nos damos conta da imensidão de beleza.

Ao passar pela Porta Principal, ao lado esquerdo, temos também a Oração de Nossa Senhora da Salette. Do alto do campanário, pode-se ter uma visão completa da nave da Igreja. Suas colunas e ornatos tornam ainda mais atrativo seu aspecto. Seus vitrais oriundos da França encantam os olhos de qualquer visitante. Sua Via-Sacra rica em detalhes destaca-se e atrai. Sua Pintura em tons: marfim, mel e ouro se completam em perfeita harmonia. Seu presbitério reformado na década de setenta possibilita conforto e espaço para grandes celebrações. Seus móveis combinam na durabilidade e sintonia com o estilo. Permitindo que cerca de quinhentas pessoas sentadas possam participar confortavelmente de qualquer celebração. Seus altares em mármore desde 1934 misturam resistência e sutileza.

Suas Capelas possibilitam encontro e oração. Suas imagens religiosas revelam delicadeza e arte. Na Cripta da Igreja (em nível térreo) suas doze salas permitem o crescimento da pastoral e de obras sociais. No Salão de Festas acontecem casamentos, aniversários e outros eventos dos paroquianos. No Salão Paroquial Pe. Clemente Moussier, muitos eventos envolvem todas as pastorais. No estacionamento da Igreja grandes festas acontecem (fonte: www.portalsalette.com.br).

Missas:

  • Domingo: 7:00h, 9:30h, 18:00h
  • Terça-feira: 7:00h, 18:00h, 19:00h
  • Quarta-feira: 7:00h, 18:00h, 19:00h
  • Quinta-feira: 7:00h, 18:00h
  • Sexta-feira: 7:00h, 18:00h, 19:00h
  • Sábado: 7:00h, 17:00h

Veja a programação completa no site oficial.

pontos positivos
  • A recepção de sinal para celulares é razoável
  • Banheiros
  • Bancos, cadeiras ou locais para descanso
  • Existem algumas opções de bares e lanchonetes próximos a Igreja
  • Próximo a Igreja existem algumas opções de comércio (farmácias, lojas, etc)
  • A segurança no interior da Igreja geralmente é razoável
  • Telefone público próximo a Igreja

pontos negativos
  • Não possui acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes
  • Não possui bicicletário
  • Próximo a Igreja não existem ciclovias e/ou faixas compartilhadas, o que não impossibilita mas dificulta a visita para ciclistas
  • Não possui estações para aluguel de bikes nas proximidades
  • A Igreja fica próxima a comunidades (é aconselhável obter informações por telefone/email sobre a segurança no entorno do atrativo antes de visitá-lo)
  • As opções de transporte público são um pouco afastadas da Igreja
  • Não existem opções de Caixas Eletrônicos e Bancos no entorno da Igreja

restrições
  • Não é permitida a entrada de animais domésticos

o que fazer
  • Conhecer um templo histórico que data de 1914
  • Assistir a missas

onde estacionar

Atenção: Este site não se responsabiliza por quaisquer problemas ou danos ocasionados no veículo estacionado nos locais aqui indicados, públicos ou particulares, seja por novas regras, exigências ou alterações (incluindo, mas não se limitando, a extinção de vagas ou estacionamentos públicos) que a Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro venha a fazer, ou que sejam causados por terceiros. As informações aqui expostas servem somente para efeitos de planejamento devendo ser verificadas no local quando necessárias, inclusive as regras de estacionamentos particulares.

como chegar

história e mais informações

Desde a chegada do Pe. Clemente Henrique Moussier MS ao Brasil, em 1902, o desejo de estabelecer-se na Capital Federal Brasileira da época, foi um sonho que não demorou a concretizar-se. Foi assim que, depois dos primeiros passos dados em São Paulo, a missão saletina estabeleceu-se no Rio de Janeiro.Estabelecendo-se primeiramente na Paróquia de Santo Cristo em 1912, os Saletinos em seguida chegaram ao bairro do Catumbi e com ele, veio o desejo de erigir ali um Santuário dedicado a Nossa Senhora da Salette.

É assim que em 14 de abril de 1914, é fundada a Paróquia sob o título de Nossa Senhora das Dores da Salette, denominação que mais tarde seria suprimida para Paróquia Nossa Senhora da Salette. Em 20 de Janeiro de 1918, o Cardeal Arcoverde presidiu a Cerimônia da bênção da Pedra fundamental cujo texto da Ata refere-se expressamente “à Bênção da pedra fundamental do Santuário de Nossa Senhora das Dores da Salette, que servirá de Matriz” à comunidade do Catumbi.

Com seu estilo gótico e uma esguia torre que abriga um conjunto de dez sinos trazidos de Portugal em 1924, vitrais oriundos de Paris, confeccionados pelo artista francês J. Grüber em 1927 e o Altar-mór em mármore datado de 1934, o Santuário de Nossa Senhora da Salette é sem dúvida uma presença de Paz e Reconciliação, de Beleza e Simplicidade, de Encanto e Encontro, de Oração e Acolhimento em meio à realidade desafiadora onde se encontra.

Conciliando a duplicidade Santuário-Paróquia, o desafio pastoral envolve o atendimento ao Santuário Nossa Senhora da Salette com suas variadas pastorais e estende-se ao acompanhamento de mais seis Capelas que fazem parte do território paroquial.

O Rio de Janeiro de hoje, sem dúvida não é mais o mesmo que o Pe. Clemente Moussier encontrou quando aqui chegou. O bairro do Catumbi, em língua indígena “folha verde”, que antes era uma área de produção de hortaliças, couve e agrião também sofreu muitas modificações no decorrer desse tempo.

No entanto, em meio a todas essas mudanças, o desafio missionário de Evangelização continua sendo uma tarefa árdua e necessária. A devoção, a participação, a co-responsabilidade e o envolvimento das pessoas fazem do Santuário Nossa Senhora da Salette um espaço sagrado que revela a acolhida fraterna, o cuidado reconciliador, o serviço pastoral, o anúncio profético e a missão reconciliadora.

Fonte: www.portalsalette.com.br

o que fazer depois